quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Como são as aulas de yoga para criança? Quais os benefícios?


Como fico bastante tempo fuçando tudo o que há sobre yoga para crianças quando estou em casa, achei essa matéria da VEJA São Paulo super interessante e estou postando uns pedacinhos dela aqui para vocês conhecerem. Falam até mesmo de alguns métodos utilizados em sala e dos seus benefícios para os pequenos. Dêem uma olhadinha!


Pequenos paulistanos também praticam yoga

Com exercícios adaptados de forma lúdica, especialistas afirmam que crianças apresentam melhora na respiração, sono, postura e socialização

Por: Bruna Ribeiro

Os benefícios em concentração, flexibilidade e controle de ansiedade que a yoga traz não são uma novidade. Mas a indicação dos exercícios também para crianças virou mania há pouco tempo na capital. Gabriel Romano Pulitta tem 5 anos e começou as aulas no Gam Yoga há um mês. A mãe, a atriz e cantora Neusa Romano, 44 anos, conta que já sentiu algumas diferenças no comportamento do filho: "O Gabriel está mais focado e calmo".
Aluna da mesma escola há um ano e meio, ficou surpresa quando certo dia ao chegar em casa o menino a cumprimentou com o gesto Namastê, saudação comum na Ásia e entre os praticantes. "Na hora percebi que aprender a filosofia da yoga pode torná-lo uma pessoa melhor."
O professor da academia Bio Ritmo Isaias Lemes, 33 anos, afirma que as aulas melhoram a coordenação motora, a respiração, o sono e a postura, além de ajudarem na socialização da criança. A prática também diminui o estresse da garotada, que precisa dar conta de muitas atividades ao mesmo tempo. "Mas é importante matricular o seu filho em uma escola que conte com profissionais especializados no público infantil, pois a pedagogia é diferente", diz o professor.
Um dos percursores do método para crianças em São Paulo é João Carlos Soares, 48 anos. Ele criou o Yoga com Histórias há 19 anos. Entre um exercício e outro, é contada a história de algum mito indiano – tudo para prender a atenção dos aprendizes. Outras adaptações nas aulas também têm esse componente lúdico. Respiração, alongamento e meditação se desenvolvem quase como uma brincadeira, e figuras de animais ilustram as posições que devem ser feitas.
De acordo com João Carlos Soares, criador do método, quando se conta uma história para uma criança, ela se coloca no lugar do personagem. João e Maria, por exemplo, são abandonados na floresta, mas no final eles se salvam e saem mais fortes. "A garotada ganha coragem para lidar com situações como o medo do escuro ou o sentimento de insegurança no primeiro dia da escola." 
David Arzel, 39 anos, utiliza desenhos de animais para ilustrar as posições. Ele também conta histórias, como a do lobo que encontra um tigre na floresta e respira fundo para se acalmar.
Quando Arzel sugere que os alunos brinquem de surfar em um tapete, é a vez de tocar Hawaii Five-o Theme, tema do seriado de televisão americano Hawaii Five-O.  "Para prender a atenção das crianças, é preciso ser muito lúdico e mergulhar nessa aventura do começo ao fim", diz.
Já para as crianças, tudo começa com um aquecimento em forma de brincadeiras e os exercícios de respiração são feitos por meio de um canudinho. "Com crianças pequenas, as atividades mais introspectivas duram pouco tempo e as lúdicas são mais longas." 

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